Em portugal e na maioria dos países o dia dos namorados é festejado a 14 de fevereiro, o dia mais deprimente do ano para aqueles que ainda procuram pela sua cara metate, para aqueles que ja a encontraram ou julgam ter encontrado é um dia de troca de prendas, mimos, juras, onde o romantismo é elevado ao máximo e onde se abre os cordões a bolsa.
Mas como raio surgiu este dia? Algum casal enamorado sem nada para fazer após ter fumado algumas brocas terá resolvido, que dia é hoje morzinho? 2a, 3a, 4a feira? hmm...epá agora é que tu me baralhaste morzito...epá, olha hj é o nosso dia...dia dos namorados! boa valentim, tu pa inventares tas la!
O dia de São Valentim é fruto da mistura entre tradições pagãs e religião católica. O dia 14 de Fevereiro era, na antiga Roma, um feriado dedicado a Juno, a rainha dos deuses romanos, também conhecida pela deusa das mulheres e dos casamentos. Outra origem provável para o dia dos namorados é o festival dedicado a Fauno (Pã entre os gregos), divindade que velava pela fertilidade dos campos e pela fecundidade dos rebanhos, e que se celebrava a 15 de Fevereiro. Durante estes festejos, chamados de Lupercalia, eram sorteados os nomes das jovens solteiras entre os rapazes candidatos ao namoro. O romance podia ter a duração do festival ou ser mais longo. Muitas vezes os jovens apaixonavam-se e casavam mais tarde. O festival Lupercalia foi mais tarde adaptado pela Igreja cristã, que pretendia abolir as festividades pagãs. O sorteio dos nomes das raparigas foi sendo substituído por nomes de santos, e o ritual foi “apadrinhado” por São Valentim, que tinha morrido, precisamente, a 14 de Fevereiro de 269 d.C.A data coincidia, também, com o início da época de acasalamento das aves.O nome “Lupercalia” deriva de “Lupus”, lobo em latim. “Lupercal” era a gruta sagrada onde a loba tinha alimentado os gémeos Rómulo e Remo, fundadores de Roma. Todos os anos, a 15 de Fevereiro, os sacerdotes reuniam-se nesta gruta e sacrificavam pequenos animais, tiravam-lhes a pele e tocavam nas pessoas com tiras de pele dos animais, para curar a esterilidade. Daí a associação entre esta altura do ano e o amor/sexo.
Observação: A igreja cristã é que estragou isto tudo!!! antes era bem mais divertido!
mas enfim, é apenas uma data...uma data para relembrar os casais de que há alguem que os ama e para relembrar os solitários de que continuam sozinhos!
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Então mas...e onde é que entra o Cuspido no meio disso tudo??
Mercurya disse...
9:58 da tarde